Confira dicas sobre como combinar cores de roupa no dia a dia

Confira dicas sobre como combinar cores de roupa no dia a dia

Você se interessa por moda, mas não sabe criar looks bonitos e descolados no dia a dia? Além disso, deseja modificar seu estilo sem ter que renovar todo seu armário? Então, você precisa saber que ao aprender como combinar cores de roupa, um universo de possibilidades fashion vai se abrir diante dos seus olhos!

Afinal, usar as tonalidades certas é o primeiro passo para compor um visual incrível, sem fazer com que as cores erradas destruam qualquer produção. Em vista disso, muitas mulheres optam pelas combinações mais óbvias e fáceis nos looks do dia a dia.

Para facilitar sua vida, preparamos este guia que vai ensinar como combinar cores de roupa, criando looks que esbanjam personalidade e ficam longe da monotonia. Vamos conferir?

Entenda o círculo cromático

O círculo cromático consiste em ser uma representação gráfica das cores, sendo dividido em 12 partes iguais:

  • primárias — azul, vermelho e amarelo;
  • secundárias — verde, laranja e roxo;
  • terciárias — formadas a partir da mistura de uma cor primária e outra secundária;
  • tons neutros — branco, preto, cinza e creme ficam de fora, uma vez que combinam com todas as outras.

Assim sendo, a dica é imprimir o círculo cromático e deixá-lo na porta do guarda-roupa, por ser uma ferramenta simples e prática que vai revolucionar a sua maneira de se vestir.

A partir desse quadro, é possível visualizar todas as combinações harmoniosas de cores. Portanto, ao saber usá-las, não tem como errar!

Aposte nos looks monocromáticos

Antes de falarmos sobre misturas de cores divergentes, vamos discorrer um pouco sobre combinação monocromática. Ou seja, a mesma cor utilizada da cabeça aos pés. Essas produções são clássicas e conferem ares elegante e sofisticado.

Para completar, elas também ajudam a alongar a silhueta, bastando optar por apenas uma cor para para usar em todas as peças. Experimente misturar tonalidades diferentes da mesma e texturas variadas, a fim de não deixar o look tedioso. Por exemplo, blusa rosa-claro e saia rosa-escuro ou ainda macacão azul-bebê com sandálias azul-marinho!

Invista nas cores análogas

Se você gosta da sobriedade dos looks monocromático, porém prefere algo que seja, ao mesmo tempo, elegante e moderno, aposte nas produções com cores análogas.

As cores análogas estão dispostas lado a lado no círculo cromático e têm a mesma cor como base. Por exemplo, amarelo e laranja, sendo que quando unidas dão a sensação de uniformidade.

Misturar essas variantes é tão fácil quanto criar produções monocromáticas, sendo que o resultado fica igualmente maravilhoso! Então, experimente juntar cores primárias e secundárias, tais quais azul e verde, vermelho e rosa ou amarelo e laranja.

Além disso, também é possível combinar três cores que estão próximas no círculo, como azul, azul esverdeado e verde, criando um visual alegre e jovial.

Combine cores complementares

Em se tratando de como combinar cores com roupas para o dia a dia, que tal misturar as tonalidades de modo mais marcante sem perder a harmonia da produção? Você precisa apenas escolher duas cores complementares, ou em outras palavras, as que estão em posições opostas no círculo cromático.

Tons complementares promovem um contraste interessante que resulta em um look criativo e, ao mesmo tempo, harmonioso. A aposta é perfeita para aqueles dias em que você quer sair do óbvio e se destacar entre os demais!

Por exemplo, ouse na combinação entre amarelo e roxo, vermelho e verde ou azul e laranja. E a fim de acertar invista em acessórios e sapatos de tonalidades neutras ou na mesma cor de uma das peças. Você se surpreenderá com a possibilidade de multiplicação do seu closet!

Crie looks em tríade

Essa técnica é a de combinação de cores mais ousada, impactante e criativa, para quem deseja esbanjar personalidade e estilo.

Afinal, a tríade consiste em três cores separadas por igual distância no círculo cromático, formando um triângulo perfeito. Dessa maneira, é simples compor essa tríade — amarelo, azul e vermelho ou ainda laranja, verde e roxo!

Existem muitas maneiras de montar looks em tríade. Por exemplo, usar uma das cores em uma terceira peça (blazer ou jaqueta), para obter um resultado repleto de estilo, sem medo de errar, e também nos acessórios e sapatos, se preferir algo mais discreto.

Faça uso das cores neutras

Ao longo do post, você deve ter notado que tanto o branco quanto o preto e o cinza não aparecem no círculo de cores. Isso se deve ao fato dessas cores serem consideradas neutras.

As misturas feitas com esses tons ficam sempre mais básicas, sóbrias e atemporais, tendo em vista que elas são as mais adequadas para serem usadas em ambientes formais.

Além disso, as cores neutras são ideais para os dias em que a mulher não está confiante sobre o que vestir e não quer se arriscar na produção, seja para um evento diurno ou noturno, certo?

Capriche nas estampas

Um segredo muito simples e prático para quem deseja combinar estampas, é escolher peças que tenham a mesma cor de base. Ou seja, uma blusa de fundo preto com flores brancas com uma saia listrada preta e branca. Embora os desenhos sejam diferentes, existe uma cor primordial, por isso, funcionam perfeitamente bem quando usadas em um mesmo look!

Por falar em cores bases, há outro truque infalível que você deve apostar no que diz respeito às estampas clássicas, que mesmo sendo divergentes entre si, conversam muito bem umas com as outras e podem ser misturadas tranquilamente. O xadrez, o poá, o floral, o geométrico e as listras, independentemente da cor das roupas, podem criar composições fantásticas entre elas, além de serem um coringa para quem deseja saber como combinar estampas.

Também vale ficar de olho na proporção! Se a blusa que você escolheu para o dia tem flores grandes e espaçadas, é perfeitamente possível combiná-la com uma saia com desenhos pequenos e minimalistas, de modo que a produção não fique exagerado ou com um efeito muito chamativo, roubando a cena.

A propósito, mesmo que você escolha estampas muito diferentes entre si para as partes de cima e de baixo do look, apostar no preto e branco para uma das peças é uma maneira de tornar a produção mais equilibrada e bem composta.

Aqui você pôde aprender mais sobre como combinar cores com roupa no dia a dia sem perder a criatividade e a elegância. Então, aproveite as nossas dicas e crie looks diferentes para as mais diversas ocasiões com muito estilo e personalidade!

Se gostou do post, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam como combinar cores com roupas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.